Login: Senha: Esqueceu
sua senha?
   Pós-Graduações
   Cursos de Extensão

Parceiros

   Redes Sociais

Novas turmas de Pós-Graduação em PSIQUIATRIA.

 
Obs.: confira ao final dessa página um questionário esclarecedor (perguntas e respostas)  relativo às dúvidas mais frequentes sobre a nossa Pós-Graduação em Psiquiatria.



O curso. 
 
Matricule-se ou faça a pré-reserva de sua vaga AGORA, basta clicar aqui >> www.cenbrap.com.br/curso.asp
 
O CENBRAP - Centro Brasileiro de Pós-Graduações, é uma empresa que presta serviços para renomadas Instituições de Ensino Superior (IES), ajudando-as na operacionalização de cursos de educação médica continuada na forma pós-graduações Lato Sensu (em sintonia com a Resolução n. 01  de 08/06/2007 do MEC/CNE/CES).
 
Ministrada por importantes nomes da Psiquiatria nacional, a Pós-Graduação Lato Sensu em Psiquiatria, tem como objetivo dar suporte teórico ao médico para sua atuação profissional em assuntos inerentes à Psiquiatria. Trata-se de um curso de educação médica continuada de inquestionável qualidade. Vários alunos (inclusive médicos psiquiátras) cursam/cursaram nossa Pós-Graduação Lato Sensu em Psiquiatria.
 
Num mundo em que se qualifica a "depressão" como a "doença do século", e a possível maior causa de consultas médicas em num futuro próximo (segundo OMS), é inevitável para atividade dos médicos, de todas as especialidades, um conhecimento aprofundado sobre transtornos psiquiátricos e todas as suas peculiaridades. 
 
Não se trata de uma Residência Médica, mas sim, de um importante curso de educação médica continuada em Psiquiatria, ministrado por grandes nomes da Psiquiatria nacional. 



Novas turmas.
 
Novas turmas de Pós-Graduação Lato Sensu em Psiquiatria, terão início nas seguintes datas:
 
- São Paulo/SP (Turma 1): turma já em andamento. Início: 15 e 16 de outubro de 2011 VAGAS ESGOTADAS.
  
- Brasília/DF (Turma 2): início confirmado10 e 11 de março de 2012 - ÚLTIMAS VAGAS.
 
- Ribeirão Preto/SP (Turma 1): previsão de início: 14 e 15 de abril de 2012- MATRÍCULAS ABERTAS.

- Campo Grande/MS (Turma 1):
previsão de início: 21 e 22 de abril de 2012 - MATRÍCULAS ABERTAS.
 
- Campinas/SP (Turma 1): previsão de início: 28 e 29 de abril de 2012 - MATRÍCULAS ABERTAS.

- Belo Horizonte/MG (Turma 1):
previsão de início: 05 e 06 de maio de 2012 - MATRÍCULAS ABERTAS.
 
- Recife/PE (Turma 1): previsão de início: 05 e 06 de maio de 2012 - MATRÍCULAS ABERTAS.

- Goiânia/GO (Turma 3): previsão de início: 19 e 20 de maio de 2012 - MATRÍCULAS ABERTAS.

- Uberlândia/MG(Turma 1): previsão de início: 19 e 20 de maio de 2012 - MATRÍCULAS ABERTAS.
 
- Belém/PA (Turma 1): previsão de início: 26 e 27 de maio de 2012 - MATRÍCULAS ABERTAS.

- Londrina/PR (Turma 1):
previsão de início: 02 e 03 de junho de 2012 - MATRÍCULAS ABERTAS.

- Manaus/AM (Turma 1):
previsão de início: 02 e 03 de junho de 2012 - MATRÍCULAS ABERTAS.

- Porto Alegre/RS (Turma 1):
previsão de início: 02 e 03 de junho de 2012 - MATRÍCULAS ABERTAS.


- Vitória/ES (Turma 1): previsão de início: 16 e 17 de junho de 2012 - MATRÍCULAS ABERTAS.
 
- Fortaleza/CE (Turma 1): previsão de início: 25 e 26 de agosto de 2012 - PRÉ-RESERVAS ABERTAS.
 
Matricule-se ou faça a pré-reserva de sua vaga AGORA, basta clicar aqui >> www.cenbrap.com.br/curso.asp



Grandes nomes da Psiquiatria nacional ministram aulas em nossa Pós-Graduação.


Professora Dra. Alessandra Diehl Branco:
Médica especialista em Psiquiatria (ABP/AMB), Especialista em Dependência Química pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), e em Sexualidade Humana pela USP. Mestre em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Doutoranda pela UNIFESP / UNIAD / IMPAD. Diretora da clínica UNIAD-ABC.
 
Prof. Dr. Breno Satler de Oliveira Diniz: Médico especialista em Psiquiatria (ABP/AMB), Doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP, Pesquisador do Laboratório de Neurociências do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.
 
Prof. Dr. Cássio Machado de Campos Bottino: Médico especialista em Psiquiatria (ABP/AMB), Doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP. Livre Docente e Professor Colaborador do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Coordenador do Programa Terceira Idade (PROTER) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e do Centro de Referência em Distúrbios Cognitivos (CEREDIC).
 
Prof. Dr. Daniel Cruz Cordeiro: Médico especialista em Psiquiatria (ABP/AMB), Especialista em Dependência Química pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), Mestre em Psiquiatria pela Universidade de Londres / Inglaterra, Doutorando pela UNIFESP, Ex-Coordenador do Pronto Socorro Psiquiátrico da Santa Casa de São Paulo/SP, Organizador do livro "Emergências Psiquiátricas" (Ed. Rocca, 2006). 
 
Prof. Dr. Duílio Antero de Camargo: Médico especialista em Psiquiatria (ABP/AMB), Mestre em Psiquiatria pela UNICAMP, Médico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Professor Colaborador e Membro Titular da UNICAMP, Médico do Trabalho, Presidente da Comissão Técnica de Saúde Mental do Trabalho da ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho).
 
Prof. Dr. Edson Shigemi Hirata: Médico especialista em Psiquiatria (ABP/AMB), Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, atual Diretor da Divisão Médica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (terceiro maior centro psiquiátrico do mundo).
 
Prof. Dr. Eduardo Wagner Aratangy: Médico formado pela USP, Psiquiatra pela USP, Coordenador do Programa de Saúde Mental da ONU para Refugiados em São Paulo/SP, Supervisor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), Administrador do Serviço de Eletroconvulsoterapia do HCFMUSP, Pós-Graduado em Administração de Serviços de Saúde pela FGV/SP.
 
Professora Dra. Eliana Curátolo: Médica especialista em Psiquiatria (ABP/AMB), Mestre em Psiquiatria Infantil pelo Hospital do Servidor do Estado de São Paulo, Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria, Psiquiatra do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP.
 
Prof. Dr. Hewdy Lôbo Ribeiro: Médico especialista em Psiquiatria (ABP/AMB), Especialista em Psiquiatria Forense e Psicogeriatria, Médico colaborador do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Terapêuta Cognitivo-Comportamental do AMBULIM (Projeto de Assistência, Ensino e Pesquisa em Comportamento Alimentar do Instituto de Psiquiatria da USP), Médico Psiquiatra do Hospital Lacan - São Bernardo do Campo/SP.
 
Professora Dra. Hilda Clotilde Penteado Morana: Médica especialista em Psiquiatria (ABP/AMB), Doutora em Psiquiatria pela USP, fundadora do ambulatório de Transtornos da Personalidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo, Médica Perita do Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo - IMESC.
 
Prof. Dr. José Gallucci Neto: Mestre em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP - Médico Assistente e Chefe da Unidade Metabólica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - Coordenador da Residência Médica em Psiquiatria do Instituto Bairral de Psiquiatria - Em 2007 recebeu o Prêmio IPq de melhor Médico Psiquiatra Assistente do ano no Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP.
 
Prof. Dr. Mauro Elias Mendonça: Médico especialista em Psiquiatria (ABP/AMB), Professor da Universidade Federal de Goiás (UFGO), Especialista em Análise Bioenergética pelo International Institute for Bioenergetic Analysis, Especialista em Psicoterapia Corporal (Reich e Bioenergética) pelo Instituto Internacional de Biointegração, Especialista em Homeopatia.    
 
Prof. Dr. Quirino Cordeiro Júnior: Médico especialista em Psiquiatria (ABP/AMB), Diretor Administrativo e Acadêmico do Departamento de Psiquiatria da Santa Casa de São Paulo/SP, Doutor em Psiquiatria pela USP, Especialista em Bioética pela USP, Preceptor do Programa "Psiquiatria em Formação" da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), Ex-Representante da ABP na Associação Mundial de Psiquiatria, Médico Psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Médico Psiquiatra do Centro Penitenciário da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo/SP, Fundador e Membro do World Association for Young Psychiatrists and Psychiatric Trainees - USA. 

Prof. Dr. Rodrigo Machado Vieira: Médico especialista em Psiquiatria (ABP/AMB), Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria, e Coordenador do Programa de Transtornos de Humor, da Faculdade de Medicina da USP, Mestre em Bioquímica pela UFRS, Doutor em Psiquiatria pela USP, Pós-Doutor em Psiquiatria pelo National Institute of Mental Health (NIMH - EUA). Membro Titular do Clinical Center Medical Satff e Senior Fellow - NIMH. 
 
Prof. Dr. Sérgio Paulo Rigonatti: Médico especialista em Psiquiatria (ABP/AMB), Mestre e Doutor em Psiquiatria pela USP. Diretor Técnico do Serviço de Eletroconvulsoterapia (ECT) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Presidente do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo. 
 
*Matricule-se ou faça a pré-reserva de sua vaga AGORA, basta clicar aqui >> www.cenbrap.com.br/curso.asp
 
O CENBRAP acredita que somente através do elevado nível do seu corpo docente é que se torna possível oferecer uma educação médica continuada de qualidade.
 
 
 
Mais alunos do CENBRAP são aprovados na Prova de Título de Especialista em Psiquiatria.
 
Pelo segundo ano consecutivo, vários alunos da Pós-Graduação em Psiquiatria do CENBRAP foram aprovados na Prova de Título de Especialista em Psiquiatria, conferida pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). O resultado da última prova foi divulgado dia 31/01/2012.
 
O CENBRAP incentiva todos os alunos da Pós-Graduação Lato Sensu em Psiquiatria a estreitarem os laços com a ABP, e trilharem o caminho que lhes darão acesso ao Título de Especialista em Psiquiatria.
 
 
 
Disciplinas*:
 
1 - Psicopatologia, Psicofarmacologia e Interações Medicamentosas em Psiquiatria 
 
2 - Transtornos do Humor  
 
3 - Esquizofrenia, Transtorno Esquizoafetivo e outros Transtornos Psicóticos  
 
4 - Transtornos de Ansiedade 
 
5 - Dependência Química e Transtornos Mentais Relacionados
 
6 - Transtornos Alimentares e Obesidade
 
7 - Transtornos de Personalidade  
 
8 - Transtornos Conversivo-Dissociativo e Somatoforme  
 
9 - Transtornos da Sexualidade e Transtornos Mentais associados ao Ciclo Reprodutivo Feminino  
 
10 - Emergência, Internação, Suicídio e Tentativa de Suicídio, Ética e Pesquisa em Psiquiatria 
 
11 - Psiquiatria da Infância e Adolescência 
 
12 - Psicogeriatria 
 
13 - Saúde Mental do Trabalho e Previdenciária  
 
14 - Psiquiatria Forense e Pericial 
 
15 - Casos Clínicos Interpretados  
 
16 - Metodologia do Ensino Superior  
 
17 - Metodologia de Pesquisa
 
*Sujeitas à alterações. 

 

 
Perguntas (dúvidas) frequentes sobre a Pós-Graduação em Psiquiatria.

1) Quando o médico pode exercer atividades de Psiquiatria, conforme CFM (Conselho Federal de Medicina)?
 
R.: Desde o momento em que esteja inscrito como médico em algum CRM.

Justificativas:
 
·         Lei Federal n. 3.268/1957, Art . 17: “Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.”
 
·         Parecer CFM n. 21/2010: “O médico devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina está apto ao exercício legal da medicina, em qualquer de seus ramos; no entanto, só é lícito o anúncio de especialidade médica àquele que registrou seu titulo de especialista no Conselho.”
 
Comentário: O próprio edital da última prova de título de especialista da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), privilegiou os que comprovaram “06 (seis) anos de efetiva prática profissional na área da Psiquiatria, através de declaração onde exerce ou exerceu a Psiquiatria, ou, declaração de 2 (dois) associados titulares quites da ABP comprovando o exercício da Psiquiatria.”, possibilitando a estes a inscrição para realização da prova de título de especialista (confira o edital completo no site: http://abp.org.br/2011/medicos/educacao/concursos).
 
2) Algum aluno dessa pós-graduação já passou na prova de título de especialista em Psiquiatria, conferida pela ABP/AMB?
 
R.: Sim, vários. A pós-graduação em Psiquiatria conta com um renomado corpo docente, membros da ABP, e de importantes escolas médicas, tais como USP e UNICAMP. Isso possibilita a discussão de vários temas elencados no edital da prova de título, facilitando a aprovação do aluno. Assim, incentivamos todos os nossos alunos a lutar pela obtenção do título de especialista conferido pela ABP/AMB, conforme possibilidade de acesso verificada no edital. Acreditamos que a força associativa da ABP é fundamental para o fortalecimento da Psiquiatria enquanto especialidade médica.
 
3) Além da possibilidade de preparação e realização da prova de título de especialista, me dê outros bons motivos para que eu faça essa pós-graduação em Psiquiatria?
 
R.:
·         Ter uma educação médica continuada em Psiquiatria através de aulas ministradas por importantes nomes do cenário nacional e internacional. Nos orgulhamos de ter professores de renome no Brasil e no exterior. E ratificamos: só colocamos em nosso site os nomes dos professores que efetivamente já estiveram ministrando aula em nosso curso por, pelo menos, uma oportunidade;
 
·          a Psiquiatria permeia praticamente todas as especialidades médicas. Seu estudo tornou-se obrigatório para médicos de todas as áreas. Em nossas turmas temos inúmeros ginecologistas, cardiologistas, cirurgiões, etc., e até psiquiatras, todos buscando otimizar suas condutas profissionais através do conhecimento aprofundado da Psiquiatria;
 
·         atuar junto aos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial),  dentro da  recente estratégia do governo para a reforma psiquiátrica brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário, e que necessitam de médicos que atuem dentro da Psiquiatria.  
 
4) Para o CFM, o que é um especialista em Psiquiatria?
 
R.: Médico possuidor do Título de Especialista da ABP e/ou portador do certificado de conclusão em Residência Médica reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica, conforme Art. 4 da Resolução 1634/2002 do CFM. Vale lembrar que apesar o exercício permitido (conforme questão n. 1), o médico só poderá se divulgar como especialista em Psiquiatria quando tais requisitos forem satisfeitos, conforme também coloca a Resolução 1974/2011 do CFM.
 
5) Esse curso de pós-graduação em Psiquiatria é reconhecido pelo MEC?
 
R.: Sim. O curso está em sintonia com a Resolução n. 01  de 08/06/2007 do MEC/CNE/CES.
 
6) A pós-graduação em Psiquiatria do CENBRAP é ministrado por universidade ou faculdade que mantém curso de graduação em Medicina?
 
R.: A pós-graduação em Psiquiatria não é do CENBRAP. A pós-graduação em Psiquiatria é ministrada por Instituições de Ensino Superior (universidades/faculdades) credenciadas no MEC, que manteem cursos de graduação em Medicina.  O CENBRAP é apenas um prestador de serviços de logística e operacionalização do curso de pós-graduação em Psiquiatria para essas instituições. Atualmente, o CENBRAP trabalha em parceria com duas universidades/faculdades: FUNORTE (Faculdades Unidas do Norte de Minas) / ICS (Instituto de Ciências da Saúde); e UniEvangélica (Associação Educativa Evangélica).
 
7) O CFM é contra os cursos médicos de pós-graduação lato sensu?
 
R.: Não. Tanto o CFM quanto a AMB incentivam de forma contundente a educação médica continuada. Nosso curso de pós-graduação em Psiquiatria se apresenta como um qualificado instrumento de educação médica continuada, especialmente pelo elevadíssimo nível do corpo docente que possui. O que o CFM acertadamente condena é a publicidade médica que não obedece a Resolução 1974/2011, e não os cursos médicos de pós-graduação lato sensu.  Tais cursos, desde que tenham qualidade de conteúdo, sendo formas de educação médica continuada, continuarão a ser incentivados.
 
8) E quanto aos concursos?
 
R.: Dependerá do Edital do concurso.
 
9) Ainda tenho algumas dúvidas. Como faço?
 
R.: Nossa sugestão é que você se inscreva para a primeira aula do curso. Nela, será reservado um tempo para apresentação do projeto pedagógico proposto, funcionamento da pós-graduação, etc. Nesse momento, todas as dúvidas que ainda restarem poderão ser sanadas junto à coordenação.


 
 
Maiores Informações:
 
(91) 9207-0879 - Belém/PA
(31) 4063-7320 - Belo Horizonte/MG
(61) 4063-7319 - Brasília/DF
(19) 4062-8016 - Campinas/SP
(67) 4063-9206 - Campo Grande/MS
(21) 4063-7889 - Campos dos Goytacazes/RJ
(85) 4062-9199 - Fortaleza/CE
(62) 3255-1404 - Goiânia/GO
(31) 4063-7320 - Juiz de Fora/MG
(43) 4052-9331 - Londrina/PR
(92) 4101-0026 - Manaus/AM
(51) 4063-9707 - Porto Alegre/RS
(81) 4062-9905 - Recife/PE
(11) 4063-0844 - Ribeirão Preto/SP
(21) 4063-7889 - Rio de Janeiro/RJ
(11) 4063-0844 - São Paulo/SP
(34) 4101-2882 - Uberlândia/MG
(27) 4062-8197 - Vitória/ES


Central de Atendimento:

0300 313 1538
Belo Horizonte/MG: (31) 4063-7320 Curitiba/PR: (41) 4063-5886 Recife/PE: (81) 4062-9905
Belém/PA: (91) 9207-9879 Fortaleza/CE: (85) 4062-9199 Rio de Janeiro/RJ: (21) 4063-7889
Brasília/DF: (61) 4063-7319 Goiânia/GO: (62) 3255-1404 Salvador/BA: (71) 4062-8772
Campinas/SP: (19) 4062-8016 Londrina/PR: (43) 4052-9331 São Paulo/SP: (11) 4063-0844
Campo Grande/MS: (67) 4063-9206 Manaus/AM: (92) 4101-0026 Uberlândia/MG: (34) 4101-2882
Cuiabá/MT: (65) 4062-0802 Porto Alegre/RS: (51) 4063-9707  Vitória/ES: (27) 4062-8197
Centro Brasileiro de Pós-Graduações. Todos os Direitos Reservados.